Genética: 1ª lei de Mendel

Mendel, o pai da genética,foi quem possibilitou que a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin fosse completada. Darwin sabia que dentro de uma espécie havia uma diversidade de características e por meio de estudos e experimentos, Mendel conseguiu explicar como ocorre.

Mendel em sua primeira lei afirmou que toda característica é transmitida de geração em geração por um par de genes, ficando conhecida como a “Lei da segregação dos fatores”.

Para compreender o pensamento de Mendel é necessário entender a diferença de genótipo e fenótipo. Genótipo é o TIPO DE GENE (letra) enquanto que fenótipo é a EXPRESSÃO DO GENE (qual característica ele determina). Para realização dos cruzamentos é utilizado o quadrado de Punnet que funciona da seguinte maneira:

Resultado de imagem para quadrado de Punnet

O par de genes AA (homozigoto) é dominante, demonstrando total prediminancia de uma certa característica.

O par de genes Aa (heterozigoto) é dominante, pois como já diz o nome, o dominante domina o recessivo, fazendo com que a característica que a característica expressada seja a do gene A

O par de genes aa (homozigoto) é recessivo e demonstra total predominancia de uma certa característica que se apresenta apenas de forma recessiva.

Porém, existem certas variações da primeira lei que devem ser levadas em consideração:

1- Herança sem dominância 

Imagine o cruzamento de um flor vermelha com uma flor branca que obtenha como geração filha 100% de flores rosas. Nesse caso não houve dominância de nenhuma das cores e sim o surgimento de uma coloração intermediária entre o vermelho e o branco.

2- Codominância

Imagine o cruzamento de um animal com o pelo preto com um de pelo branco que obtenha como geração filha 100% de animais com pelos pretos e brancos. Nesse caso, ambas as características foram manifestadas, mostrando a relação de codominância.

OBS: quando vamos demonstrar a esquematização dos casos 1 e 2 geralmente é usado apenas as letras em maiúsculo (exemplo: flor branca(BB); flor vermelha(VV); pelo preto (PP); pelo branco (BB) e etc).

Fonte:

  • BIOLOGIA 2 – Coleção ANGLO– Ensino Médio.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: