H3N2: A gripe da vez

Nos últimos anos nossa maior inimiga, principalmente nos invernos, foi a gripe H1N1 (Influenza H1N1) e em 2017 o que promete nos causar muitos problemas é a Influenza H3N2, que pode infectar pássaros e mamíferos.

Com casos já confirmados no Brasil, a Influenza H3N2 é um subtipo da Influenza A, assim como a H1N1. O que diferencia um tipo do outro é a quantidade de proteína que tem: enquanto o vírus H1N1 possui uma proteína chamada hemoaglutinina e uma chamada neuroaminidaze o H3N2 apresenta três hemoaglutininas e duas neuroaminidazes.

Segundo a Sociedade Brasileira de Imunologia, até o momento o vírus da gripe com maior circulação é o H3N2, justificando a antecipação da campanha de vacinação de 2017. Esse subtipo não é novo em nosso país, se concentrando mais no norte do Brasil, e em outros momentos já causou surtos.

A forma de prevenção é a mesma, independente de qual subtipo da Influenza A estamos falando, envolvendo a vacina (clique aqui para saber mais da campanha de vacinação de 2017 contra a gripe) e cuidados diários, tais como não permanecer por muito tempo em ambientes fechados, não compartilhar objetos pessoais e higienização constante das mãos.

Assim como a prevenção, os sintomas de todos os subtipos da Influenza se assemelham, logo é necessária a procura de um médico para que haja o cuidado em descobrir o vírus e, consequentemente, qual será sua forma de tratamento.

*O primeiro caso da doença ocorreu em Catanduva, interior de São Paulo.

Resultado de imagem para h3n2

Fontes:

Jornal do Commercio

Empresa Brasil de Comunicação

G1

PEBMED

Anúncios

2 comentários em “H3N2: A gripe da vez

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: