Anatomia Humana: Osteologia

Osteologia é o estudo dos ossos que compõem o esqueleto.

Revestidos internamente e externamente por membranas de tecido conjuntivo especializadas denominadas, respectivamente, de endósteo e periósteo, os ossos são rígidos e flexíveis.

FUNÇÕES DO ESQUELETO

  • Sustentação de tecidos moles;
  • Proteção de órgãos vitais;
  • Armazenamento de sais (principalmente cálcio e fósforo);
  • Realiza a hematocitopoiese (formação de células do sangue por meio da medula óssea);
  • Locomoção por meio de sistema de alavancas.

TECIDO ÓSSEO

  • Parte orgânica= 30% (desses 30%, 98% é matriz orgânica e 2% são células).

As células osteoprogenitoras, provenientes da lâmina profunda do periósteo, são formadas de acordo com o estímulo oferecido ao periósteo, como forças de tração e compressão, esse tipo celular se diferencia rapidamente, formando os osteoblastos. Os osteoblastos são células jovens do tecido ósseo que produzem a parte orgânica da matriz óssea. A matriz recém formada pelo osteoblasto é denominada osteoíde. Vinte dias depois da sua formação, ocorre a concentração de fosfato de cálcio e outros elementos, formando cristais de hidroxiapatita que se associam com as fibras colágenas, conferindo rigidez e flexibilidade.

Após a calcificação da matriz o osteoblasto passa a ser denominado de osteócito, que é uma célula velha que promove a manutenção óssea. Os osteoblastos são células que se originaram de monócidos e macrófagos teciduais. São produtores de enzimas lisossomais, capazes de reabsorver a matriz calcificada, participando do processo de remodelação óssea.

DIVISÃO DO ESQUELETO

Um indivíduo adulto apresenta 206 ossos.

Esqueleto axial: ossos que estão no eixo do corpo, realizam manutenção postural

  • Ossos do crânio (28 ossos);
  • Ossos da coluna vertebral (26 ossos);
  • Costelas (24 ossos);
  • Esterno.

 Esqueleto apendicular: forma o esqueleto dos membros superiores e inferiores, realizam locomoção

Superiores:

  • Braços: úmero (2 ossos- 1 de cada lado);
  • Antebraços: rádio (2 ossos- 1 de cada lado) e ulna (2 ossos- 1 de cada lado);
  • Mãos e dedos: carpo (16 ossos- 8 de cada lado), metacarpo (10 ossos- 5 de cada lado) e falanges (28 ossos- 14 de cada lado).

 Inferiores:

  • Coxas: fêmur (2 ossos- 1 de cada lado);
  • Pernas: tíbia (2 ossos- 1 de cada lado) e fíbula (2 ossos- 1 de cada lado);
  • Joelhos: patela (2 ossos- 1 de cada lado);
  • Pés e dedos: tarsos (14 ossos- 7 de cada lado), metarso (10 ossos- 5 de cada lado) e falanges (28 ossos- 14 de cada lado).

Resultado de imagem para ossos

CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS 

Ossos longos: possuem o comprimento maior que a largura e a espessura (úmero, rádio, ulna, fêmur, metacarpos e falanges);

Ossos curtos: nenhuma das dimensões é predominante (ossos do carpo e do tarso);

Ossos laminares: apresentam o comprimento e largura equivalente e predominante sobre a espessura (escápula e osso do quadril);

Ossos alongados: comprimento maior que a largura e espessura, porém não possuem canal medular (clavículas e costelas);

Ossos irregulares: forma complexa (vértebras, maxila, temporal e mandíbula);

Ossos pneumáticos: apresentam em seu interior uma cavidade (seios), que é preenchida por ar (frontal, maxila, esfenoide, etmoide e temporal);

Ossos sesamoides: desenvolvem-se entre tendões e ligamentos (patela)

TIPOS DE SUBSTÂNCIAS ÓSSEAS

  • Substância composta: externa, lâminas fortemente unidas;
  • Substância óssea esponjosa: forma espaço entre suas lâminas, criando aspecto esponjoso. Nesse locar encontra-se a medula óssea vermelha, produtora das células do sangue.

*Nos ossos longos a substância óssea esponjosa é predominantemente no interior das epífises, enquanto que na diáfise predomina a substância compacta. Nos ossos curtos a substância compacta forma a camada externa, enquanto que internamente o osso é preenchido por substâncias esponjosas.*

CRESCIMENTO ÓSSEO

O feto possui apenas cartilagens e a partir do momento que se formam os vasos sanguíneos, começa o processo de ossificação graças a chegada de cálcio. Até o final da puberdade, os ossos mantém áreas com cartilagem, que é chamada de cartilagem epifisial, que promove o crescimento em comprimento dos ossos. O crescimento em espessura é realizado pelo periósteo, membrana que reveste a face externa dos ossos. A lâmina externa recebe a fixação dos tendões, dos vasos sanguíneos e nervos. A lâmina interna do periósteo é denominada de osteogênica, provocando seu espaçamento.

OSSIFICAÇÃO

*O primeiro osso a iniciar o processo de ossificação é a clavícula*

  Ossificação intramembranosa: surge no interior de membranas de tecido conjuntivo (osso parietal, parte occipital, maxila e mandíbula);

Ossificação endocondral: modelos de cartilagem hialina sofrem esse processo de ossificação, com a chegada dos vasos sanguíneos. Os condrócitos (células cartilagíneas) hipertrofiam e sua matriz cartilagínea é reduzida, levando a apoptose. Depois, ocorre a invasão de capilares e células osteoprogenitoras nos espaços deixados pelos condrócitos. As células osteoprogenitoras se diferenciam em osteoblasto, depositando posteriormente o osteeoíde.

INFLUXO E AFLUXO DE CÁLCIO NOS OSSOS

O cálcio, após o processo da digestão, é absorvido no intestino delgado mediante a presença do colecalciferal (substrato da vitamina D, processado no fígado). Após sua absorção, ocorre o aumento da quantidade de cálcio no sangue. O hormônio calcitonina (produzido pela tireóide) transporta o cálcio presente no sangue para os ossos. Em situações em que os níveis de cálcio no sangue diminuem, mecanismos fisiológicos entram em ação para retirar o cálcio armazenado nos ossos. Para isso, ocorre à liberação do parato-hormônio (PTH, hormônio da paratireóide), que por estimulação indireta aumentam a atividade dos osteoclastos, provocando reabsorção óssea e desprendimento do cálcio para o sangue.

Agradecimento Ricardo - ANATO

Fontes:

Anatomia Humana Básica – Dangelo e Fattini – 2ª Edição

Roteiro Prático e Resumo da Disciplina de Anatomia Humana: Curso de Biologia – Professor Ricardo Ferreira Salles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: