DNA X RNA

Nesse post estaremos abordando um assunto de suma importância, tendo em vista que ambos, tanto a desoxirribose (DNA), quando a ribose (RNA), constituem um organismo quanto ao material genético.

Resultado de imagem para dna e rna

A primeira diferença que pode ser citada é em relação a molécula: enquanto a ribose apresenta duas hidroxilas ligadas à cadeia principal, a desoxirribose possui apenas uma. Além disso, quanto às bases nitrogenadas, o DNA possui adenina (A) que se liga com a timina (T) e guanina (G) que se liga com a citosina (C), já o RNA apresente adenina (A) que se liga com a uracila (U) e guanina (G) que se liga com citosina (C).

 

RNA

  O ácido ribonucleico é representado por uma fita simples. Existem 3 tipos fundamentais de RNA: ribossômico, mensageiro e transportador. O RNA ribossômico é o principal responsável pela síntese proteica, enquanto que o mensageiro é o que copia parte da fita do DNA e leva até o citoplasma celular e o transportador é encarregado de levar os aminoácidos para que a proteína seja produzida.

Resultado de imagem para rna

 

DNA

  Formado por uma fita dupla em hélice, o DNA armazena toda informação genética de um organismo. Todas as espécies de seres vivos, exceto alguns vírus, apresentam o DNA como material genético.

Imagem relacionada

 

Fontes:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: