Sobre a decisão do Temer (decreto 9.142)

Desde aproximadamente 1980 investidores têm interesse em uma região da floresta amazônica situada entre o Pará e o Amapá graças ao seu potencial mineral. Por esse interesse, anos depois foi criada 9 zonas de proteção, entre elas reservas indígenas, para proteger o local (Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca).

Nesta semana (23/08/2017), o atual presidente do Brasil, Michel Temer, assinou o decreto 9.142 que extingue a Renca e libera a região para a exploração privada de minérios. Antonio Donato Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe, que monitora o desmatamento da Amazônia) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) afirmou que essa decisão acarretará impactos nas correntes marítimas que transportam umidade à região amazônica e disse que “Isso vai afetar toda a bacia amazônica e o continente sul-americano. É o mesmo que pegar uma pessoa pelo pescoço”.

Quase nunca dou minha opinião por aqui pois o principal objetivo desse blog é compartilhar conteúdos de Biologia e ajudar quem quer estudar. Porém, frente a essa polêmica não consigo e nem posso me calar! Há tempos a Amazônia vem sendo desmatada, pouco a pouco e aprovar um decreto como esse é assinar a morte da floresta amazônica.

E o problema começa desde cada um de nós até os “poderosos”. Nossas ações do dia, nosso desrespeito à natureza, nossa falta de preocupação e de engajamento com assuntos desse âmbito contribuem para que cada dia tenhamos menos reservas. Valorizamos a economia, o dinheiro mas não paramos um minuto para refletir que se não existir natureza tudo isso acaba.

Não preciso citar minha opinião sobre o decreto pois acho que já ficou muito clara! Se assim como eu, você não concorda e ainda quer tentar impedir que algo pior aconteça comece mudando suas ações, respeite a natureza.

*ESSE POST É OPINATIVO, OPINIÕES CONTRÁRIAS SÃO ACEITAS SE VIEREM ACOMPANHADAS DE RESPEITO*

ASSINE O ABAIXO-ASSINADO CONTRA O DECRETO:  

https://secure.avaaz.org/po/nao_ao_deserto_amazonico/?fWrjCkb

Fontes:

UOL Notícias – A polêmica decisão de Temer de abrir uma área gigante da Amazônia à mineração

BBC Brasil – A polêmica decisão de Temer de abrir uma área gigante da Amazônia à mineração

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: