Obesidade: muito além do peso

O corpo humano possui um mecanismo que funciona para manter o peso constante, por meio da ingestão e perda calórica. Quando há uma ingestão maior que o necessário, começa o processo de obesidade: gordura em excesso, acima do limite que o metabolismo precisa.

Nos últimos anos no Brasil houve um aumento considerável no número de pessoas obesas. Segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde, a cada 5 brasileiros, 1 está acima do peso. Uma pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) afirmou que existiam 11,8% de brasileiros obesos em 2006, e em 2016 esse número aumentou para 18,9%.

Em consequência do aumento da obesidade no país, houve um considerável crescimento de casos de diabetes e hipertensão.  A transição do Brasil como um país desnutrido para um que apresenta elevados níveis de obesidade ocorreu por diversos fatores, entre eles o aumento do consumo de comidas prontas, fast-food no dia a dia. Além disso, é muito difícil encontrar hoje no país alguma pessoa que consuma frutas e hortaliças em pelo menos 5 dias na semana.

Existem dois tipos de obesidade:

  • Obesidade HIPERTRÓFICA: mais comum em adultos (aumento do tamanho das células do tecido adiposo);
  • Obesidade HIPERPLÁSICA: mais comum em crianças (aumento do número de células do tecido adiposo);

É necessário que a população brasileira em geral se conscientize sobre a gravidade que a condição de ser obeso carrega. Não é apenas um número na balança ou um tamanho de roupa. Vai muito além da estética, atinge o bem estar e, principalmente, a saúde. Se você é uma pessoa obesa procure orientação médica e mude sua vida!

Fontes:

Portal Brasil – Obesidade cresce 60% em dez anos no Brasil

 

 

Anúncios

Um comentário em “Obesidade: muito além do peso

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: