Sobre vestibulares

Não costumo vir aqui com qualquer outra temática que não seja conteúdos de Biologia, mas hoje senti que precisava, mais do que passar esses tipos de conhecimentos para vocês, conversar.

Ano passado era eu quem estava sentindo tudo isso que você está sentindo agora. Era eu que estava lendo um texto como esse e buscando forças para acreditar no quanto eu estava preparada e o quanto eu havia estudado. Eu sei que nessa fase muita gente vem nos desejar boa sorte, falar que tem certeza de que vai dar tudo certo mas de nada parece ajudar, inclusive em algumas situações até aumenta o nervoso e a ansiedade. Eu sei de tudo isso.

Mas hoje, estando na faculdade, cursando o que eu amo, tem outras coisas que eu sei. Eu sei que a prova parece que vai definir sua vida, que vai ser sua única e última oportunidade, que se o resultado não for o esperado tudo vai desabar. Porém, eu peço de coração para cada pessoa que esteja lendo esse post, que não deixe que uma nota te defina. Você acha que o estudo de um tempo longo pode ser medido por uma prova de 4/5 horas de duração?

Eu sei que você está desesperado (a) para cursar o que ama, para sair da casa dos seus pais, para aproveitar tudo de maravilhoso (e de ruim também!) que a faculdade tem para oferecer. Mas acalma seu coração. Você deu o seu melhor o ano todo, por pouco que tenha estudado, por mais que não tenha se dedicado o quanto planejou, esse foi o seu melhor, o que você era capaz e conseguiu fazer. Agora é a fase final, a hora de colocar em prática tudo que estudou, tudo que sabe. E se o que você sabe for suficiente para você passar dessa etapa e ir para o tão sonhado curso, sua aprovação vai chegar. Mas caso você não esteja preparado, não pense pelo lado negativo. Enxergue a situação como um aprendizado, veja no que errou e no que pode melhorar.

Se fosse eu em 2016 lendo esse texto, claramente estaria pensando que “O que essa menina está falando? Ela está cursando o que sempre sonhou, foi aprovada no vestibular…”. E se esse for o pensamento que você está tendo nesse momento, vou falar só algumas coisinhas: Você acha que eu fiquei feliz com meus resultados? Você acha que eu passei na faculdade que eu mais queria? Você acha que eu não pensei em desistir mil vezes?

Porém, tem momentos na vida que a gente tem que aceitar que o melhor para nós às vezes não é o que nós julgamos que seja o melhor. Eu sou a prova viva disso! Posso não estar na universidade que sempre sonhei, mas quantas oportunidades maravilhosas estou tendo na instituição que eu estudo… Não poderia estar mais feliz e grata!

Enfim, eu espero, de coração, que você que esteja lendo isso agora consiga alcançar a tão sonhada vaga na universidade e no curso desejado. Que a aprovação seja só o começo de muito sucesso. Que depois de toda essa etapa, você consiga entender cada palavra desse texto. Obrigada por estar aqui! Boa sorte!

(*Quinta voltamos com os posts normais de Biologia)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: