Como funcionam as vacinas

A vacina é o meio mais eficaz de prevenir doenças tais como catapora, gripe, varíola, paralisia infantil, caxumba, HPV, entre outras. Porém, a adesão a esse método preventivo, nos últimos anos, tem sido menos eficiente e tem que ser repensada.

A vacina é produzida a partir de um antígeno, isto é, um agente invasor, seja ele uma bactéria ou um vírus. Para isso, o próprio organismo inativado ou uma proteína específica sua é inserido no corpo de um animal, que produzirá anticorpos (proteínas) contra.

A partir desse primeiro contato do animal com o agente, os anticorpos produzidos ficam na memória imunológica, logo, como podemos observar no gráfico abaixo, no segundo contato do indivíduo com o agente patológico há uma resposta imunológica mais rápida pois o anticorpo já está pronto.

Imagem relacionada

É de extrema relevância que seja cada vez mais incentivada a aplicação de vacinas, como forma de evitar complicações futuras. Diferentemente do que muitos vêm pensando, a vacina é um grande avanço para a saúde pública, ela só auxilia nosso organismo a se proteger de doenças, que dependendo da gravidade, podem levar até a morte.

Fonte:

  • BIOLOGIA 2 – Coleção ANGLO– Ensino Médio.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: