Zoologia dos Invertebrados Inferiores: Cnidária – Anthozoa

Representando a maior classe do filo Cnidária, a sinapomorfia desse grupo é não possuir a forma meduzóide. Os pólipos são mais desenvolvidos, apresentando uma actinofaringe (muscular, “dobra para dentro” com o fim na cavidade gastrovascular, realiza movimento de “bomba” para impulsionar o alimento, pode possuir sifonoglifes que são canais/sulcos ciliados responsáveis pela circulação de água na cavidade gastrovascular , auxiliando a secretar resíduos da digestão). Podem ser solitários ou coloniais.

ANÊMONA-DO-MAR

    Habita águas costeiras, estabelece relações simbióticas (comensalismo), apresenta corpo tubular/colunar e boca em forma de fenda. A região oral apresenta tentáculos (hexacorallia= 6 ou múltipos de 6). Já a região aboral ou disco pedal é responsável pela fixação e locomoção. O corpo desse animal apresenta um colarinho que possibilita que ele dobre para dentro para defesa.

O septo da cavidade gastrovascular é chamado de mesentério e pode ser completo (quando atinge a actinofaringe) ou incompleto (quando não atinge). Acôncios são filamentos do mesentério que possuem muitos cnidócitos e as vezes podem ser projetados pela boca e atuar como tentáculos.

A maioria é séssil (apresenta mecanismo de fixação permanente) e a minoria realiza deslizamento pedal (movimento ordenado) ou natação (movimento desordenado para defesa).

A reprodução assexuada pode ocorrer de 3 formas: laceração, fissão longitudinal e transversal. A laceração ocorre a partir de lascas envolvidas por um muco (formando um envoltório protetor), se regenerando até crescer e sair do “cisto/envoltório”. A fissão longitudinal divide o corpo do animal de um polo a outro e a transversal separa os polos. O tipo de fissão é um caráter espécie-específico.

REPRODUÇÃO

Ciclo sem medusa

CORAIS

1- Corais pétreos

São os corais verdadeiros e os recifes de corais que secretam carbonato de cálcio (CaCO3), formando o esqueleto calcáreo. Possui esclerosseptos que são estruturas laminares que auxiliam na defese e fixação e coralita que é a estrutura na qual o pólipo se fixa. Por ser uma colônia, cada pólipo é chamado de zooíde.

Os pólipos são conectados pela camada tissular (conexão da cavidade gastrovascular), apresentam estruturas variadas (a seleção determina), podendo haver modificações do esqueleto em alguns casos. Habitam águas rasas, possuem zooxantelas que são pigmentos fotossintetizantes que quando escapam ocorre o branqueamento dos corais.

2- Corais moles (Octocorallia)

São as renilas e as gorgônias, espécies obrigatoriamente coloniais, apresentam como sinapomorfia 8 tentáculos bipinados (pinula aumenta a superfície de contato). Possuem 8 septos completos, a região distal é chamada de antocódio e inclui o polo oral e a região basal é chamada de antostela e inclui o polo aboral. Solenócitos são perfurações na cavidade gastrovascular, abertura de canais gastrovasculares que conectam um zooíde a outro, fazendo com que uma colônia tenha apenas 1 cavidade gastrovascular.

Cenenquima é a base sob qual estão os pólipos, promovendo sustentação. Ele é constituído por elementos principais (bastonetes axiais) e acessórios (espículas). As gorgônias apresentam pólipos iguais, já as renilas apresentam polimorfismo:

  • Autozooíde: defesa, alimentação, reprodução assexuada e sexuada;
  • Sifonozooíde: circulação de água, manutenção hídrica.

REPRODUÇÃO

    Maioria dióica, minoria hemafrodita (protândrica). Possui gônadas gastrodérmicas (mesentério), maioria realiza fecundação externa e a minoria, interna (cavidade gastrovascular ou tentáculos). O desenvolvimento é indireto.

CIclo sem medusa (Anthozoa)
Pedúnculo= pólipo fundador da colônia

Agradecimento Cobo 2

Fontes:

  • Zoologia dos Invertebrados- Ruppert e Barnes- 6ª edição;
  • Aulas do Professor Valter José Cobo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: