Mutações provocadas por radiação: como ocorrem?

As mutações que são causadas por radiação podem ser de maneira direta ou indireta. Quando de maneira direta, a radiação age sobre uma biomolécula muito importante (ADN), provocando mudanças no material genético. Já quando acontece de maneira indireta, a radiação faz com que as moléculas de água se quebrem e liberem como produto da reação peróxido de hidrogênio (também conhecido como “água oxigenada”) que é altamente toxico e provoca mudanças na célula.

A radiação pode passar pelo organismo sem provocar nenhuma alteração, pode danificar a célula que o organismo, prontamente, repara, pode matar a célula ou fazer com que ela se torne incapaz de se reproduzir e pode danificar o núcleo da célula, mudando sua constituição e podendo se desenvolver em algo maligno.

Os efeitos da radiação podem ser hereditários, isto é, ser passado aos descendentes tanto como forma de suscetibilidade a determinadas doenças crônicas ou como anomalias e monstruosidades à fetos que podem, em alguns casos, não sobreviver. Eles também podem ser somáticos, isto é, afetar a pessoa irradiada.

Fonte:

  • Ser Protagonista – Biologia 3.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: