Sistema imunológico

O nosso sistema imunológico funciona através de dois elementos fundamentais: o antígeno e o anticorpo. O antígeno nada mais é que o agente invasor, podendo ser uma bactéria, um vírus, um ácaro, etc. Já o anticorpo é a proteína que vai atuar sobre o antígeno, defendendo o organismo.

Porém, por mais que o sistema de defesa do nosso corpo tenha como principais elementos o antígeno e o anticorpo, não quer dizer que apenas estes componham ele. Muito pelo contrário! O sistema imunológico é constituído por células que realizam funções diferentes, cada uma desempenhando um papel importantíssimo na defesa, e por órgãos imunitários primários e secundários.

As células desse sistema são: macrófagos, lifócitos (B, T (CD4 e CD8)). Os macrófagos, geralmente, são os primeiros a atuar na resposta imunológica, sendo eles quem fagocitam o antígeno e identificam o mesmo. Os linfócitos B produzem os anticorpos específicos que irão atacar determinados antígenos. Já os linfócitos T CD4 comandam a defesa, a resposta imunológica do organismo. E por fim, o linfócito T CD8 “matam” as células invasoras, ou melhor, o antígeno.

Já os órgãos imunitários primários são a medula óssea que produzem as células sanguíneas e os linfócitos B, que amadurecem nesse local também, e o timo que produz linfócitos T. Os secundários são os linfonodos, tonsilas, baço, adenoides e apêndice.

Quer saber como são formadas e o que são as células de memória do sistema imunológico e como as vacinas e soros atuam? Clique aqui!

Fonte:

Anúncios

Um comentário em “Sistema imunológico

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: