Jeca Tatu: a doença por trás do personagem

Quem, quando criança, acompanhou um pouco da trajetória literária de Monteiro Lobato, mesmo criador do “Sítio do Pica-Pau Amarelo” deve se lembrar de um personagem denominado Jeca Tatu: um homem que era relatado como preguiçoso e, em maior parte do tempo, cansado.

Porém, um detalhe importante é que o Jeca não era assim, ele estava assim, o que nos leva a pensar que algo causou esse cansaço sem fim do personagem, e, nesse caso, a doença é Ancilostomose.

Podendo ser causada por Ancylostoma duodenale ou Necator americanus, a doença é conhecida por seus sintomas e sua forma de transmissão bem característica.

Os sintomas gerais são cólicas, diarreia, anemia (que provoca o cansaço) e síndrome de pica (vontade de comer tijolo e terra). Já a forma de transmissão é água e alimentos contaminados, vetores, geofagia (comer terra) e, principalmente, andar descalço/manipular terra com as mãos, tendo em vista que Jeca Tatu era extremamente simples, a ponto de, até mesmo, não usar calçados.

O diagnóstico é extremamente simples e o tratamento também. Logo, podemos concluir que o famoso personagem de Monteiro Lobato estava com um verme em seu intestino, o que o deixava da forma com que era relatado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: